7

Congratulações

Parabéns pra você que foi para as ruas gritar contra a corrupção a fim de mudar o país, mas que agora está tão quieto, porque o silêncio de uma verdade aterroriza: "não se pode mudar certos hábitos da noite para o dia, inclusive a corrupção". Parabéns pra você adolescente, que colocou uma máscara do Anonymus sem saber sequer o significado da palavra polís (João, porque você foi paras as ruas, mesmo?) Parabéns pra você que esbraveja o jargão: "todo político é corrupto", mas sequer devolve o troco que lhe foi entregue a mais lá no mercadinho da esquina e coleciona celulares esquecidos nas mesas de lanches. E que ensina aos filhos, logo cedo, que achado não é roubado (filhos estes que um dia serão políticos). Então, parabéns pra você, seu ser incorruptível. Espécie a parte dos políticos. Rara espécie.

Parabéns pra você que leu Freud, decorou Nietzsche, Platão, Sócrates e agora acha que é maior que toda a história e caminha pelas redes sociais e pelo mundo a subjugar a sabedoria dos outros. Parabéns, porque percebe-se que você faz coisas muito úteis com aquilo que aprendeu, por exemplo, desperdiçar a sabedoria dos outros como se fosse a sua, apenas para menosprezar os inocentes que não tiveram acesso a mesma leitura. Parabéns, porque você demonstra que aprendeu aquilo que Sócrates ensinou. Sábios buscam a sabedoria e os tolos pensam tê-la encontrado. Oh, parabéns intelectual. Parabéns, parabéns.

Parabéns a você que acredita sinceramente que seu ofício faz parte do seu ser. Que você é o seu mestrado, ou seu doutorado. Que seu diploma, lhe trás uma fineza cuja a natureza das coisas foi incapaz de lhe dar. Parabéns. Parabéns porque es escravo do seu ofício e hoje não sabe ter vida sem ele. Parabéns, porque pensa que es diferente, só porque alguém te deu um canudo de papel em troca do seu dinheiro. 

Parabéns pra você que cresceu. Está aí, velho, amedrontado e triste, com aquele ar de mistério porque na verdade, nem você mesmo sabe para que existe. Oh, parabéns. Colhes aí o fruto de teu amadurecimento. Discuta as notícias dos jornais. Você acredita realmente nisso? Então, parabéns!

Parabéns pra você que se coloca nos grupos dos emus, ou dos punk, ou dos  hippies, dos intelectuais, dos artistas, dos cantores ou dos nerd's. Parabéns por acreditar que você é alguma coisa parecida com isso. Parabéns pra você que habitualmente rotula os humanos, os identificando como gays, negros, americanos, mexicanos, pernambucanos. Até onde  vai sua visão? Parabéns. Congratulações. 

Parabéns pra você que acredita que tem um time de futebol. E que grita e que discute com outros que também acreditam que possuem times de futebol. Parabéns pra você que ainda pergunta a religião para fazer amizade com uma pessoa. Parabéns pra você que acredita que tem uma religião. Parabéns pra você que faz parte de um partido político, "contribuindo com sua parte para nosso belo quadro social". Parabéns pra você que acredita nisso.

Não obstante, você vai longe. Então, meus parabéns. 





7 comentários:

  1. Me imagine batendo palmas, por favor! Parabéns, mas parabéns de verdade, e não ironicamente! O texto está simplesmente incrível!

    ResponderExcluir
  2. Ah, tirei um print do seu cabeçalho, recortei e pus no Gadget "Visite nossos amigos", lá no rodapé do blog. Uma imagenzinha 50 por 50 px. Não é grande coisa, mas tá lá, já que não tem banner! ^^ Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, Tainara, amiga linda! Obrigada mesmo, fico por demais agradecida e feliz por você ter gostado do texto. Eu precisava escrever isso, já faz um tempo que eu queria escrever.
      Obrigada (mais ainda) por ter colocado o banner do tromba lá na Caos. Coisa mais linda do mundo! Sua amizade foi uma das melhores coisas que me aconteceu aqui no Tromba esse ano. :)

      Excluir
    2. Que bom! Também não me arrependo nunca de ter vindo até o seu blog te responder! rs Obrigada! ;)

      Excluir
  3. Tainara sua linda!! Por que fechaste o Caos?!!! Agora minha vida é que tá um Caos, mulher!! Voltaaa!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sabrina, não ironicamente, mas de verdade! Esse texto ficou ótimo, vontade de aplaudir daqui da minha casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, é um dos meus textos que mais gosto Marina! *_*

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover