16

O amor do Pequeno Príncipe - Cartas a uma Desconhecida



Eu já havia dito aqui no blog que estava louca por este livro. Mas não encontrava pra baixar na internet (acho que não tem disponível pra baixar em PDF) e até pra comprar nas livrarias eu tive uma certa dificuldade. Na verdade, eu já havia desistido de encontrar o livro. Eu o encontrei enquanto eu tentava localizar Eu a Amava, de Anna Gavalda. Liguei na livraria e o atendente me informa que nunca ouviu falar do livro da Gavalda.  Algo acontece e eu me arrisco:
-Por um acaso, você não teria o do O Amor do Pequeno Príncipe- Cartas a uma Desconhecida?
-Sim tenho.
-Tem???
 -Sim, tenho.
- Mas veja, eu não estou falando das Aventuras do pequeno príncipe, não sabe? Falo do Amor do Pequeno Príncipe, cartas a uma desconhecida.
-Sim eu sei. Só temos um exemplar.
Corri chorando pra comprar.


 

Análise Crítica

 Se você comprar o livro, esperando algo parecido com As Venturas do Pequeno Príncipe, vai ficar como a maioria das pessoas que criticam o livro: decepcionado. Primeiro porque o livro é super, hiper pequeno. Pode-se ler em 5 minutos. Sério. Leva-se mais tempo pra ler um gibi da Turma da Mônica, do que esse livro. E pasme, nem por isso ele é barato. O meu custou R$26,70 e tem apenas 29 páginas e a maioria delas nem chegam a ser totalmente preenchidas. Possuem apenas uma frase. Olha só


Não há quase nada daquele livro (As aventuras do Pequeno Príncipe) nesse livro. Aqui, Antoine está chateado e amargurado. Ele espera e sofre por alguém que parece tê-lo esquecido: 

Ela nunca está em casa quando eu telefono... À noite também ainda não chegou... Não telefona... Estou muito zangado com ela!

Chega a afirmar que o Pequeno Príncipe está morto:

Não há Pequeno Príncipe hoje, nem haverá nunca mais. O Pequeno Príncipe morreu. Ou então, tornou-se cético. Um Pequeno Príncipe cético não é mais um Pequeno Príncipe. Fiquei magoado com você por tê-lo destruído.


 Na verdade, o livro é a união de algumas cartas que Antoine,  escreveu para uma moça de 23 anos que conheceu em 1943, em Angel. Antoine tinha 40 anos na época. A garota era casada e talvez por isso, sua identidade nunca fora revelada. As cartas são simples e ilustrativas. Por várias vezes, o autor diz tentar entrar em contato com a moça, que o esquecera completamente.  Antoine é morto naquele mesmo ano. Foi abatido pela aviação alemã  (ele era aviador).  Apesar de ninguém ter de fato encontrado seu corpo, os destroços de seu avião foi localizado em 2004, o que perturba a tese de que ele na verdade havia fugido com a tal garota casada e que ambos haviam desaparecido para viverem juntos e em paz. Na verdade, a morte de Antoine é um mistério.

Sinceramente, eu amei o livro. Eu vejo nele as principais características de uma boa obra:
Simplicidade: Chega a comover a força simples que Antoine escrevia. Não há palavras difíceis. Nem é difícil captar os sentimentos que o autor passa. Ele está só, triste e abandonado. É tão lindo a forma apaixonada com que ele tenta persuadir a desconhecida a não esquecê-lo, que chega a nos comover:



Mandei-lhe um bilhetinho de quatro linhas, mas você não me disse se recebeu. Por isso, menininha invisível, estou lhe enviando uma outra menininha que inventei, que será minha amiga como o Pequeno Príncipe, e cuja história vou lhe contar. Ela também tem uma porção de coisas maravilhosas para me dizer. Está muito triste porque ainda não sabe que sou seu grande amigo, mas acho que em um dos próximos desenhos ela vai sorrir. (E ela é muito mais gentil que você!)Telefone-me o mais depressa possível, se não quiser que eu lhe seja infiel...



Conteúdo: A obra é simples e pequena, mas imensamente rica. Existe muitas críticas ruins do livro, na internet, por causa de seu pequeno conteúdo. Também não entendem porque não há algo parecido com as Aventuras do Pequeno Príncipe no livro, que é cheio de ensinamentos e lindas histórias.
O que não desmerece nem desvaloriza O amor do Pequeno Príncipe.


As pessoas adultas nunca entendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, de sempre lhes dar explicações (Trecho de O Pequeno Príncipe).


 No entanto, sugiro que comprem o livro somente para fins de coleção. O conteúdo eu disponibilizei no meu Blog para quem tiver interesse de ler. Eu recomendo o livro a todos que são apaixonados pelo autor e recomendo a leitura a todos os seres humanos dessa terra.
Para ler o Livro, clic aqui!







Desculpem as fotos horríveis. Eu mesma as tirei. Mas prometo, uma dia, postar fotos melhores. 


Atenção! Eu atualizei essa postagem e na nova eu disponibilizei o livro em PDF. Confira!: O amor do Pequeno Príncipe- Cartas a uma Desconhecida

Outras postagens no blog sobre o assunto:


16 comentários:

  1. Obrigada pela postagem!

    É sempre maravilhoso falar de literatura!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela porta que me abriu. Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você Luciene por visitar nosso blog! Volte sempre!
      Abraços!
      Sabrina.

      Excluir
  3. os dez minutos mais bem gastos...

    Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana o seu blog amei...
    Vc comentou sobre a coleção dos livros dele vc.Por favor vc poderia me dar os nomes dos livros?
    Obrigada meu nome é Bruna.
    bruninhasmotta@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Obrigada mesmo por visitar o blog e fico feliz que tenha gostado.
      Não existem muitos livros do Pequeno Príncipe. Eu usei esse termo para definir algumas pessoas que gostam de comprar esses livros para guardar, uma vez que se tornam raridade com o tempo. Você pode conferir todos os livros publicados pelo autor nesse link Antoine de Saint-Exupéry.
      Um grande beijo pra você e volte sempre!!

      Excluir
  5. O Tromba sempre surpreendendo...
    Que blogueira encantadora ...
    Quanta sensibilidade nessas linhas.
    Beijo no coração. Tenho uma missão agora.
    Vou ler um livro indicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zaquee!! Essa postagem é bem antiga sabe? rsrsrs Mas é uma das mais visitadas aqui do blog. Esse livro encanta a todos, porque é realmente lindo! *-*

      Excluir
  6. Sou um fã de Exupery e sua escrita única! Já li alguns livros dele, como o Pequeno Príncipe(clássico) e Terra dos Homens, este ultimo recomendo a todos! Gostei muito do post e já estou procurando este livro, desconhecido p mim, na internet p comprar.

    ResponderExcluir
  7. O livro é lindo Uesllei, Eu tenho o meu aqui, guardado com muito carinho. O presente mais belo que me dei. :) Obrigada pelos comentários maravilhosos. Aguardo seu retorno no blog! Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Se tem uma coisa que eu não vou desistir, essa coisa é encontrar esse livro! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waleska, tenho certeza que você irá encontrá-lo! Você verá! Mas enquanto isso, corre pra ver a postagem em que eu disponibilizo o livro em PDF! Graças a você, lembrei de cumprir minha promessa de postar imagens melhores e tive a ideia de escanea-lo e disponibiliza-lo em PDF. Espero que goste. Acesse
      Tromba de Elefante

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover